O maior festival de dança do mundo, realizado em Joinville (SC) entre os dias 16 e 27 de julho, mostrou ao Brasil o potencial artístico da nossa região. O Expressar, de Sete Lagoas, e a Cia Jovem, de Paraopeba, conquistaram os primeiros lugares no concurso, respectivamente, nas categorias Dança Contemporânea Infantil e Dança Contemporânea Sênior.
Marcela Oliveira, Lara Thomas, Mariana Gonçalves, Maria Eduarda de Lúcio, Helena Rosa, Isabela Calazans, Maitê Vasconcelos e Iasmine Barbosa, com idades que variam entre 9 e 12 anos, brilharam tanto no palco da cidade catarinense que também foram indicadas como melhor grupo do Festival Meia Ponta.
A utilização adequada de um bem natural que pode acabar um dia, a água, foi a principal mensagem da coreografia Tchibum, do grupo sete-lagoano. No ano passado, o Expressar conquistou o segundo lugar na mostra competitiva infantil Meia Ponta no conjunto contemporâneo com nota máxima de dois dos três jurados. Já em 2017, o prêmio foi com a coreografia De cair o queixo, em que o grupo também trouxe para Sete Lagoas o segundo lugar na categoria Meia Ponta.
“Esse foi o terceiro ano consecutivo que fomos selecionados para disputar em Joinville. A felicidade é muito grande. Temos mostrado ao país e ao mundo o potencial artístico de nossa região. Conquistamos o primeiro lugar no Festival Meia Ponta de Joinville e quero muito parabenizar a Cia Jovem de Paraopeba que também conquistou o primeiro lugar, na categoria Sênior”, comemora Jane Paulino, coreógrafa e diretora do Expressar.
Com tema que fez homenagem às vítimas de Brumadinho, a Cia Jovem de Paraopeba se apresentou com a dança Efeito Cascata no dia em que a tragédia completou seis meses. As duas coreografias da região vencedoras em Joinville são de Alan Keller. Segundo o Guinness Book, o Festival de Joinville é o maior do mundo. Participantes de todo o país e até mesmo do exterior viajam a Santa Catarina para concorrer na Mostra Competitiva, se apresentar no Meia Ponta ou nos Palcos Abertos que se espalham pela cidade.
Mín. 17° Máx. 23°