Partindo do princípio que “Não existe dignidade sem o exercício pleno da cidadania e respeito”, o Grupo MG Seven, realiza na sexta-feira (28), dia do Orgulho LGBT, pela quarta vez consecutiva, a entrega do Prêmio “Respeito e Cidadania”, e pela primeira vez, em Sete Lagoas, o “Cine Fórum”, com exibição de um documentário produzido a partir de relatos de experiências sobre o preconceito de gênero e sexualidade.
Aloiz Marinho, um dos fundadores do MG Seven convida a toda comunidade a participar do evento, como forma de valorizar, conhecer e incentivar os projetos e pessoas homenageadas, além de promulgar a ideia da boa convivência e inclusão social em todos os setores da sociedade. “Neste ano nosso movimento quer mostrar para a sociedade a realidade das minorias de uma forma ampla e quase didática. Esse é o objetivo do MG Seven ao unir ao prêmio “Respeito e Cidadania”, que já ganhou o carinho e crédito de uma grande parcela da sociedade sete-lagoana, o "Cine Fórum", na expectativa que, através da exibição do documentário, todos possamos refletir melhor sobre a situação ao qual o preconceito e descaso colocam em condição de risco, carência e abandono muitas comunidades tidas como minoria. Então reforço aqui o meu convite, o evento é aberto ao público, a entrada é franca, e tenho certeza que será lindo. Façam uma forcinha e venham participar conosco desta festa de amor, valorização e respeito ao próximo”, ressaltou Aloiz.
Para Fabiano Santana, também organizador do evento, a entrega da honraria é mais significativa que uma simples comemoração, tem peso social e solidário, aliado ao “Cine Fórum” ganha força na luta contra o preconceito. “Quando denominamos algo como premiação, vislumbra-se uma conotação muitas vezes comemorativa, o que faz muito sentido, mas no caso do “Respeito e Cidadania”, mais do que homenagear e reconhecer o trabalho realizado pelos agraciados, temos ainda o objetivo maior de dar visibilidade a esses projetos, muitas vezes realizados por anônimos que sentem algum tipo de deficiência em favor à sua comunidade, aos cidadãos considerados marginalizados e principalmente àqueles que gritam por apoio e socorro e suas vozes não são ouvidas, como exibiremos em um vídeo doc produzido com referência em relatos. Essas vozes
precisam ecoar alto para que novos programas sejam desenvolvidos e emanados por toda a Sete Lagoas”, destacou Santana.
A cerimônia de entrega do troféu “Respeito e Cidadania”, além da busca da valorização e engrandecimento da cultura como um todo, validando a gratidão aos sempre apoiadores dos movimentos artísticos e humanitários de Sete Lagoas, marca ainda as comemorações dos 30 anos do Grupo Nós e Voz.
O evento acontecerá na sexta-feira (28), às 20h, no auditório das Faculdades Promove de Sete Lagoas, rua Dr. Pena, 35, Centro.
Mín. 17° Máx. 27°