Muitas pessoas ficaram apreensivas com as mudanças ocorridas no calendário do PIS de 2016, as mudanças anunciadas pelo Governo Federal se refletissem de maneira negativa na sua taxa de renda, e que fosse uma forma de que o benefício fosse cortado com o tempo. Esse receio se mostrou infundado, já que os últimos benefícios do primeiro semestre de 2016 serão pagos já com o valor do novo salário mínimo, o que significa que os beneficiários do PIS no ano anterior não terão que se preocupar com a perda de dinheiro em decorrência da Inflação.
Data do Pagamento – Mês de Nascimento
Valor do PIS 2016
O valor do abono salarial de 2016 deverá ser, como sempre, de um salário mínimo, o que leva a ser chamado, em algumas regiões, de 14º salário. Em 2015, o valor desse benefício era de R$ 788,00 reais, mas em 2016, espera-se que o valor seja reajustado de acordo com o valor do novo salário mínimo, que foi divulgado em janeiro: R$ 880,00. Os pagamentos do PIS serão realizados pela Caixa Econômica Federal, que para poupancistas e correntistas, pode ser efetuado diretamente em conta, mas para outros trabalhadores, espera-se que o saque possa ser feito em qualquer ponto de atendimento da Caixa tendo em mãos o seu cartão do Cidadão.
Os saques do PIS 2016 poderão ser feitos tanto a partir de agências da caixa, quanto de postos de atendimento Caixa Aqui, ou mesmo de lojas lotéricas conveniadas com a Caixa.
As datas de pagamento do PIS são definidas de acordo com o dia de nascimento do Trabalhador. Os primeiros beneficiários que tem direito a sacar o PIS são aqueles com nascimento no mês de Julho, que usualmente podem fazer o saque do seu benefício no próprio mês de Julho, seguidos por Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Janeiro, Fevereiro, Março Abril, Maio e Junho, que são os últimos a receber o PIS. Normalmente os nascidos em Junho tem direito a sacar o PIS em Dezembro, mas se o Abono PIS 2016 seguir a mesma regra do no anterior, só terão direito ao saque em Março do próximo ano.
Mín. 17° Máx. 27°