Lançado em 15 de maio e cujo relançamento está definido para 26 de junho, às 19h, no Barão Cervejeiro (Rua José Duarte de Paiva, 125, Centro, Sete Lagoas), o livro-reportagem “Origens – o Circuito das Grutas, da pré-história à Rota Lund” está destacando as três principais atrações turísticas de Sete Lagoas, Lagoa Santa e Cordisburgo: as grutas Rei do Mato, Lapinha e Maquiné, respectivamente.
O autor da obra é o escritor Caio Pacheco. “Origens tem vários propósitos: a educação patrimonial, a valorização do turismo e o conhecimento de nossa história por parte da sociedade”, aponta.
O segundo livro-reportagem de Caio Pacheco tem o apoio cultural da Gellak, Associação Turística Circuito das Grutas, Grupo UAI Hotéis e Pousadas – Sete Lagoas e região, Sicoob Credisete, Dedetizar Controle Ambiental, Barão Cervejeiro e Prefeitura de Sete Lagoas.
Pontos de vista - “No século XIX com a chegada de Peter W. Lund, inicia-se um novo tempo com a pesquisa científica nas grutas da região, onde foram achados exemplares fósseis da megafauna, dos esqueletos humanos que denominaram a conhecida e famosa “raça de Lagoa Santa” e que tiveram forte repercussão no mundo cientifico”, observa a especialista em Arqueologia Rosângela Albano, coordenadora do Centro de Arqueologia Annette Laming-Emperaire.
A Gruta Rei do Mato é vista da seguinte forma pela sua atual gestora, Maria Honorina Pereira Rocha (IEF). “Nesta primeira década de gestão do patrimônio pelo Governo de Minas, os fatos marcantes da Gruta rei do Mato, foram a transformação da área em Unidade de Conservação de Proteção Integral pelo Estado com gestão do IEF e logo em seguida a realização do Plano de Manejo e sua aprovação”, argumenta.
“O atrativo Gruta do Maquiné se destaca por sua ‘beleza natural de raro primor’ (segundo Peter Lund), os grandes salões, a grande variedade de espeleotemas e facilidade de realizar a visita, pois as passarelas e a iluminação tornam o passeio mais prazeroso e seguro”, afirma Mário Lúcio de Oliveira, gestor do Monumento Natural Estadual também gerido pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas).
Integradas, as três grutas pertencem à Rota das Grutas Peter Lund, o mais importante projeto turístico de Minas Gerais nos últimos anos. “Essas informações e outras também valiosas estão no livro ‘Origens’, cujo relançamento está em contagem regressiva”, comemora Caio Pacheco.
PRESTIGIE! COMPAREÇA!
Mín. 17° Máx. 23°