O interesse em aprender sobre novas culturas, alavancar a carreira, estudar fora ou viajar motiva inúmeras pessoas a se dedicarem ao estudo de um segundo idioma. Mas assimilar as estruturas de uma nova língua é uma atividade que exige empenho, prática e disciplina.
Buscar uma escola especializada é o ideal, mas além disso é necessário que o estudante crie hábitos e treinamentos que o ajudem a se familiarizar com o vocabulário, pronúncia e expressões do novo idioma.
Pensando nisso, o especialista Raphael Coelho, professor de língua inglesa no Centro Europeu, uma das principais escolas de profissões e idiomas do país, preparou uma lista com 5 dicas para melhorar o seu inglês.
1. Assistir programas de TV com legendas em inglês: assista diariamente programas de TV, séries e filmes falados em língua inglesa. O objetivo não é entender cada palavra que você ouve, mas sim se acostumar com o idioma. Se possível, assista com legendas em inglês.
2. Converse com falantes nativos ou fluentes: todos nós sabemos que pode ser difícil ter um falante nativo ou fluente à disposição, porém, felizmente existem muitos serviços online que podem que podem conectá-los a eles, basta procurar o que melhor se encaixa na sua rotina.
3. Defina metas diárias ou semanais: estabelecer objetivos a longo prazo podem gerar desmotivação e prejudicar o processo de aprendizagem por parecem distantes. No entanto, metas de curto prazo são muito mais fáceis de realizar e ajudam a manter o foco.
4. Escreva algumas palavras para descrever seu dia: descrever seu dia usando frases curtas é uma ótima maneira de praticar seu vocabulário. Não tenha medo de cometer erros. Identificar o que está errado é uma maneira realmente eficaz para melhorar seu inglês.
5. Pesquise por assuntos de seu interesse: aprender uma nova língua é um processo longo, lento e difícil. Por que não torná-lo mais fácil e mais agradável, concentrando-se em assuntos que são interessantes para você? O Google pode ser uma ótima ferramenta para encontrar textos sobre tópicos específicos e treinar a leitura.
Mín. 17° Máx. 27°