Ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo é um desafio, e muitos tutores buscam como alternativa o adestramento de cães, principalmente quando se trata de animais adultos, mas saiba que com as dicas certas e aliado a um delicioso petisco, isso não será mais um problema. Por isso, o médico veterinário da DogLicious, Marcello Machado, fala abaixo sobre todas as orientações que o tutor precisa para acabar com o xixi e as fezes em lugares inadequados.
1. Escolha o lugar certo para o cão fazer as necessidades
Muitas vezes, o motivo para o cão fazer as necessidades no lugar escolhido por você é justamente a localização. Eles não vão usar esse cantinho se ele estiver próximo a água, comida ou cama. Por isso, escolha um local afastado e prepare com jornal ou tapete higiênico.
2. Sem broncas
Dar broncas no animal quando ver ele fazendo as necessidades em um lugar errado não é indicado. Esse comportamento só fará com que ele tenha medo de você. O que faz diferença é deixar claro onde você quer que ele faça. Mostre o local e procure levá-lo para lá. Agressividade e nervosismo só irá prejudicar seu companheiro, podendo desencadear problemas psicológicos (como a coprofagia).
3. Dê um prêmio sempre que ele acertar o lugar
Quando ver que seu companheiro acertou o lugar que você escolheu para ele fazer suas necessidades, é importante oferecer uma recompensa para que ele associe aquele comportamento a algo bom. O melhor aliado para isso são gostosuras irresistíveis com texturas incríveis para conquistar seu amigo. É claro que não pode economizar nos carinhos!
4. Leve o cachorro para o local
Entender o organismo do seu amigo pode ajudar você nessa missão de treinamento. É comum que os cães façam suas necessidades logo após comer. Sendo assim, esteja atento e, se ver que ele não vai usar o cantinho certo, leve-o imediatamente para o lugar que escolheu.
5. Paciência e dedicação
Lembre-se: para cumprir essa missão com sucesso é imprescindível que você tenha paciência e dedicação com seu companheiro. O adestramento de cães filhotes é mais fácil, já o de cachorros adultos possui uma dificuldade maior e, por isso, os resultados podem demorar um pouco mais para aparecerem — mas, isso não é motivo para desistir.
Mín. 17° Máx. 27°