O Programa de Educação Ambiental (PROGEA) é realizado pela Polícia Militar (PM) de Meio Ambiente em escolas públicas, tendo o objetivo de que os alunos sejam competentes e hábeis na adoção de comportamentos socioambientais, contribuindo para a sustentabilidade e qualidade de vida, tendo uma visão crítica do meio ambiente onde estão inseridos.
Nesse sentido, na última sexta-feira (24), às 18 horas, foi realizada na Escola Municipal Nádia Lúcia Alves Ferreira, no Bairro Jardim Europa, com a presença do prefeito Marcio Reinaldo, a formatura de alunos do 4º ano de Ensino Fundamental, participantes do PROGEA, desenvolvido pelo 5º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito, que é subordinado à 14ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário.
A cerimônia também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Mércia Souza, da subsecretária Lucy Helena, do comandante da 14ª Companhia Independente, tenente coronel Carlos Iomag Maximiano e do comandante do 5º Pelotão, 1º tenente Geraldo Gomes dos Reis, o qual explicou que o programa é aplicado durante um ano: “Os primeiros seis meses em salas de aulas, sendo que nos seis seguintes, os alunos elegem um ‘Clubinho Ambiental’ que tenta resolver os problemas ambientais detectados na própria escola. Portanto, trata-se de um programa que busca gerar nos alunos, um senso crítico em relação às questões de meio ambiente, a fim de resolvê-las na sociedade. Assim, tornam-se multiplicadores junto aos familiares e amigos.”, completou.
A PM enfatizou o encerramento de um ciclo de aprendizagem e agradeceu ao prefeito Marcio Reinaldo, à comunidade escolar e aos pais dos alunos, pela parceria desenvolvida no processo de aprendizagem. A aluna Laila Araújo (10 anos), presidente do “Clubinho Ambiental” falou do orgulho da continuidade das ações de sustentabilidade para qualidade de vida e um mundo melhor. Já o major Carlos Henrique, um dos mediadores do PROGEA, parabenizou aos alunos formandos e afirmou que eles são sementes e um motivo para acreditar em um mundo melhor. “Honrem esse diploma e o que vocês aprenderam! Estejam sempre atentos para mudar e evoluir!”, incentivou.
Mín. 14° Máx. 26°