De acordo com pesquisadores da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, tomar banho quente de banheira pode ajudar no controle de açúcar no sangue, auxiliando no tratamento de diabetes, e no número de calorias que o corpo queima, promovendo benefícios semelhantes aos exercícios físicos.
O estudo observou 14 homens que participaram de dois testes projetados para elevar sua temperatura corporal, no qual a equipe analisou quantas calorias foram queimadas em cada sessão.
No primeiro, os voluntários deveriam pedalar por um hora. Já no segundo, eles tiveram que relaxar em banheiras a temperaturas de 40° C também por um período de uma hora.
Os resultados mostraram que embora o ciclismo tenha queimado mais calorias, os pesquisadores descobriram que um banho quente pode queimar mais calorias (cerca de 130) quanto uma caminhada de 30 minutos.
"A resposta do açúcar no sangue a ambas as condições foi semelhante, mas o pico de açúcar depois de comer foi cerca de 10% menor quando os participantes tomaram um banho quente em comparação à quando eles se exercitaram", afirmou o autor do estudo, Dr. Steve Faulkner, à BBC.
Além disso, os cientistas sugerem que o aquecimento passivo do banho quente pode contribuir para a redução da inflamação crônica, que muitas vezes está presente em doenças de longo prazo, como o diabetes tipo 2.
Estudos anteriores já haviam afirmado sobre os benefícios do aquecimento passivo para saúde. Em 2015, um documento finlandês indicou que utilizar a sauna frequentemente poderia reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em homens. A Universidade de Oregan, nos Estados Unidos, também publicou um estudo mostrando que banhos quentes regulares podem baixar a pressão arterial.
Contudo, os pesquisadores revelam que os benefícios do banho estão aliados a um dieta balanceada e a prática de exercícios físicos, então, para conseguir obter todas as vantagens é preciso reunir esses hábitos.
Por minhavida
Mín. 17° Máx. 27°