O nível de alerta da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, na região Central de Minas Gerais, subiu para o nível três, o último antes de um possível rompimento, de acordo com os códigos da mineração. As sirenes de emergência foram acionadas na cidade e as autoridades estão se deslocando para o local, a cerca de 70km de Belo Horizonte, para checar a situação da barragem.
Conforme o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), o nível três é quando a ruptura “é iminente ou está ocorrendo” (veja mais abaixo).
Segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), a barragem Sul Superior da Vale, em Barão de Cocais, tem 85 metros de altura e mais de 6 milhões de metros cúbicos de rejeito. Além disso, de acordo com o órgão, o potencial de destruição da barragem, em caso de rompimento, é alto.
“A Defesa Civil do Estado já está a caminho do município e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta”, informou a prefeitura de Barão de Cocais, por nota (veja na íntegra abaixo).
No dia 8 de fevereiro, 452 moradores das comunidades de Socorro, Tabuleiro, Vila Congo e Piteiras, em Barão de Cocais tiveram de sair às pressas, depois de alarme emitido na cidade pela Vale S.A.
I. Nível 1 – Quando detectada anomalia que resulte na pontuação máxima de 10 (dez) pontos em qualquer coluna do Quadro 3 – Matriz de Classificação Quanto à Categoria de Risco (1.2 – Estado de Conservação), do Anexo V, ou seja, quando iniciada uma ISE e para qualquer outra situação com potencial comprometimento de segurança da estrutura;
II. Nível 2 – Quando o resultado das ações adotadas na anomalia referida no inciso I for classificado como “não controlado”, de acordo com a definição do § 1º do art. 27 desta Portaria; ou
III. Nível 3 – A ruptura é iminente ou está ocorrendo.
“A Prefeitura de Barão de Cocais informa que, por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM), o nível de alerta da Barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco passou para Nível 3. A informação que temos até o momento é do toque das sirenes do Gongo, seguindo o protocolo, mas sem sinais de rompimento.
A Defesa Civil do Estado já está a caminho do município e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta.
Reforçando que a Defesa Civil de Barão de Cocais já está de plantão e a postos para toda e qualquer ação necessária”.
“A Vale acionou o protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), nesta sexta-feira (22/3).
Essa medida preventiva se faz necessária tendo em vista o fato de o auditor independente ter informado a condição crítica de estabilidade da barragem. Com o nível 3, foi acionada a sirene de alerta que cobre a Zona de Autossalvamento (ZAS), como reforço de medida preventiva, já que a evacuação da área próxima à barragem foi realizada em 8 de fevereiro.
A Vale reitera que continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança de suas barragens.
Importante lembrar que a Barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale e faz parte do plano de descaracterização anunciado pela empresa”.
Mín. 16° Máx. 23°