Foi publicado o edital de abertura das inscrições do concurso público para ingresso no curso de formação de oficiais da
.
O valor da taxa de participação é de R$ 173. O concurso será constituído das seguintes avaliações: provas de conhecimentos (objetiva e dissertativa); avaliações psicológicas; avaliação física militar e exames de saúde (preliminares e complementares); exame toxicológico; prova oral; e análise de títulos.
As provas de conhecimentos serão aplicadas no dia 7 de abril nas cidades de Belo Horizonte/RMBH, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.
A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, direito constitucional, direito penal militar, direito penal, direito processual penal militar, direito processual penal, direito administrativo, legislação extravagante e legislação institucional.
Curso de formação de oficiais da PMMG
O curso de formação de oficiais funcionará na Escola de Formação de Oficiais (EFO) da Academia de Polícia Militar (APM), na Rua Diábase, nº 320, bairro Prado e terá duração de dois anos e seis meses acadêmicos e seis meses de aspirantado, com início previsto para agosto de 2019, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Durante o curso será obrigatório o alojamento do cadete nos primeiros 12 meses de curso (pernoitar nos aquartelamentos), no todo ou em parte, com a finalidade de familiarizar-se ao regime da caserna e às atividades militares, de acordo com o regimento da escola.
O cadete fará jus, durante o período do curso, à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor. A remuneração básica inicial para o cadete do 1º ano é de R$ 5.769,42.
O ingresso no quadro de oficiais da Polícia Militar ocorrerá no posto inicial de 2º tenente PM, após o aspirante a oficial cumprir interstício mínimo de seis meses nesta graduação, além de satisfazer as condições gerais referentes à promoção, previstas no Estatuto dos Militares.
2º tenente PM - promover a segurança pública por meio de ações e operações policiais militares, coordenando, controlando e monitorando os resultados alcançados. Para tanto, a atuação do tenente compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras: comandar pelotão; coordenar policiamento ostensivo, reservado e velado; assessorar o comando; gerenciar recursos humanos e logísticos; participar do planejamento de ações e operações; desenvolver processos e procedimentos administrativos; atuar na coordenação da comunicação social; promover estudos técnicos e de capacitação profissional; pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais.
Da Redação com JC Concursos
Mín. 16° Máx. 29°