Muitos me chamam de o bruto, guerreiro, fera, a lenda e entre outros, são apelidos carinhos, fico muito agradecido pelo reconhecimento de meu esforço, pois são anos de dedicação, hoje apesar do trabalho duro na roça não deixou de treinar todos os dias, e o resultado só aparece com um bom planejamento, alimentação, trabalho e muita fé. As marcas alcançadas ninguém tira de você, fica registrada para sempre, a maioria das provas que disputo são oficiais, com percurso estabelecidos e medidos por uma confederação, só assim o seu resultado é válido, tenho as seguintes marcas:
10KM – 28’ 58” Prova pedestre cidade feliz Paulínea, SP 1996
15KM – 43’58” Corrida Petrópolis/Itaipava, RJ 1994
21.097 Metros – 1h 03’34” Meia maratona de Itabira, MG 1994
42.195 Metros – 2h 15’ 55” Maratona de Blumenau 1993
05 KM – Corri várias vezes abaixo de 15’00”.
Não tenho o costume de disputar muitas provas durante o ano, na categoria elite era no máximo de 15 provas anuais, agora na categoria máster em torno de 07 provas, foram 52 títulos conquistados no geral, fora os da categoria, em corridas rústicas até meia maratona, tenho todos registrados, a lista é grande então fica difícil de citar todos. Este ano venci todas as provas que disputei em minha categoria e com 50 anos subi no pódio no geral em três oportunidade e finalizei o ano, na final do circuito mineiro abc 10 milhas, em Divinópolis, MG sendo campeão na categoria.
A minha especialidade é a maratona, já disputei 35 maratonas e tenho 33 pódios, entre eles um vice-campeonato sul americano, um 4º Campeonato Ibero-Americano e índice mundial e olímpico para a maratona, aliás só 03 atletas Sete-lagoanos conseguiram estes índices, a Esmeralda de Jesus, em provas de pista, o Franck Caldeira e eu,Uilia Pires na maratona.
Atualmente disputo na categoria máster e sou bicampeão da Maratona de Santiago, Chile 2015 e 2018, o primeiro veio depois de 14 anos parado sem disputar maratona e estabeleci a marca na prova de 2h 36’ 45” na categoria 45 a 49 anos, agora estou me preparando para disputar a 123º maratona de Boston 2019, onde vou disputar na categoria máster 50 a 55 anos, os treinos estão fortes, eu mesmo faço a minha planilha de treinamento, tenho muita experiência e trabalhei com Dr. Henrique Viana, técnico da equipe pé de vento, durante 15 anos, aprendendo e aperfeiçoando técnicas de corridas, na parte de nutrição aprendi também muito, pois ele era o professor da matéria, para os pós graduado da universidade de Petrópolis, RJ. Talvez seja o motivo de eu faz um planejamento que sempre dar resultado, os segredos de uma grande profissão só se aprendi com grandes profissionais e sou muito grato ao Doutor Henrique por isto.
Para a 123º maratona de Boston 2019, o planejamento tem de ser muito intenso, a prova é muito forte, um percurso todo cheio de ondulação e com atletas profissionais de todo o mundo, entrei com um índice técnico muito bom para a disputa da prova, estabelecido na maratona de Santiago 2018, sei que tenho condição de um grande resultado e estou treinando para isto.
Por Uilia Pires
Mín. 16° Máx. 23°