A Secretaria da Fazenda de Minas Gerais anunciou na manhã desta terça-feira (4) a tabela de recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2019. A partir de 14 de janeiro, os donos de automóveis passarão a pagar o tributo.
Segundo a tabela divulgada pelo Estado, os veículos com placas terminadas em 1 e 2 terão parcelas recolhidas nos dias 14 de janeiro, fevereiro e março, respectivamente.
Para as placas terminadas em 3 e 4, as datas de recolhimento serão 15 de janeiro, fevereiro e março, permanecendo assim sucessivamente até os veículos de placas terminadas em 9 e 0.
De acordo com o órgão do Estado, o imposto terá uma redução média de 3,17% na base de cálculo. Além disso, quem optar por liquidar o tributo à vista terá outros 3% de desconto.
O valor de recolhimento estimado para o IPVA de 2019 é R$ 5,44 bilhões, que são relativos aos 9,7 milhões de veículos emplacados em Minas Gerais até 17 de outubro deste ano.
Desde já, o contribuinte poderá consultar o valor do tributo no site da secretaria da Fazenda, pelo número 155 do Ligminas, ou pelo aplicativo IPVA-MG, para smartphones e tablets. Para tal, é necessário possuir o número do Renavam.
Para pagar
Os donos de veículos de Minas Gerais já podem consultar e também baixar a guia de arrecadação para pagar o IPVA 2019.
Para consultar o valor do IPVA, o dono do veículo deve acessar este link aqui.
Já para baixar a guia de arrecadação para pagar o imposto, o link a ser acessado é este.
Servidores
Neste ano, o governo garantiu o pagamento do IPVA dos servidores estaduais de acordo com as parcelas de pagamento do décimo terceiro salário. Para o ano que vem, porém, a Sefaz informa que não há por enquanto, nenhuma política diferenciada e que não há garantia que ela seja adotada mesmo depois da divulgação de como será o pagamento do décimo terceiro dos servidores que ainda não foi depositado.
OTempo
Mín. 17° Máx. 27°