Na próxima quinta-feira (26) o Rio de Janeiro será sede do 30º Campeonato Pan-americano Sênior de Karatê, que contará com um forte representante de Sete Lagoas em seu escalão. Trata-se do atleta Rainério Costa Batista de Souza, que há mais de 40 anos dá aulas da modalidade do município e, há quatro, atua como árbitro em disputas dentro e fora do Brasil.
Rainério está entre os quatro árbitros mineiros certificados para atuarem em disputas internacionais. Proprietário da academia especializada em artes marciais Shidô-Kan, ele é responsável pela formação de vários faixas preta em Sete Lagoas, dentre eles lutadores que se consagraram internacionalmente. O atleta ainda desenvolve projetos em parceria com a Prefeitura Municipal, que oferecem aulas gratuitas de Karatê para alunos das escolas do município.
Além do Brasil, o campeonato contará com representantes da Colômbia, Venezuela, Bolívia, Equador, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Canadá, Estados Unidos, México, República Dominicana, Nicarágua, Cuba, Curaçao, Guatemala, Guiana Francesa, Suriname, Trindade e Tobago, Costa Rica, Honduras e Jamaica. Sobre a oportunidade de levar o nome de Sete Lagoas para outros lugares, Rainério se mostra orgulhoso: “É sempre uma satisfação grande poder representar nossa cidade em eventos tão importantes. Estou preparado e confiante em fazer um grande trabalho”, afirmou.
Mín. 16° Máx. 28°