Por determinação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Secretaria Municipal de Educação recebeu, através do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Ouro Preto (CECANE/UFOP), a visita de profissionais para assessoria aos envolvidos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede municipal de ensino. Durante toda a semana, os assessores foram até as instituições escolares e, na última quinta-feira (19), reuniram-se com a secretária adjunta de Educação, Lucy Helena Pinto, e com representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), das unidades de ensino de Sete Lagoas e de outros sete municípios da região para consolidar o plano de ações para o ano de 2016.
Assuntos como a prioridade nos alimentos ricos em nutrientes, o controle de qualidade no preparo da merenda e a elaboração de um cardápio que corresponda às limitações dos alunos (diabetes, doença celíaca entre outros) foram abordados durante o encontro, que também serviu como um momento de interação e troca de experiências entre os profissionais que cuidam da merenda escolar.
Em Sete Lagoas, os produtos que são consumidos pelos alunos nas escolas do município compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendadas pelo Fundo Nacional da Educação (FNDE). O valor repassado pela União não atende completamente à demanda das instituições, o que motivou à administração arcar com a qualidade da merenda escolar e atendimento a todas as escolas municipais por meio da contrapartida do recurso próprio.
Além disso, a Prefeitura passou a adquirir produtos da Agricultura Familiar e a cada ano vem aumentando a quantidade e variedade de itens adquiridos. Pela primeira vez na história do município, é encontrado um número tão grande de gêneros alimentícios na merenda escolar, a exemplo de hortaliças como brócolis, cebolinha, couve, milho verde, tomate, banana prata e o leite pasteurizado tipo C, que melhorou significativamente a qualidade da alimentação em termos nutricionais.
Mín. 14° Máx. 26°