Uma operação conjunta envolvendo Ministérios Públicos de 15 estados foi lançada nesta segunda-feira (10) para tentar reparar os danos causados à Mata Atlântica em várias regiões do país.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, esse tipo de vegetação ocupava, originalmente, mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados do território brasileiro, mas o MP estima que, atualmente, essa cobertura se aproxime de 10% do que já foi.
A operação, denominada Mata Atlântica em Pé, vai contar com a participação dos MPs de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará. O objetivo é identificar as áreas degradadas e o que levou a essa situação, averiguando os culpados e, consequentemente, exigindo a reparação dos danos e outras medidas compensatórias.
A previsão é que os trabalhos sejam realizados de forma intensiva até a próxima quarta-feira (12) e que os resultados sejam divulgados na quinta-feira (13). As vistorias ficarão a cargo dos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, que encaminharão os relatórios das áreas degradadas às Promotorias de Justiça das comarcas correspondentes para que seja feito todo o processo.
Por Daniele Franco - hojeemdia
Mín. 17° Máx. 27°