Com o objetivo de criar políticas públicas que respaldem a atividade no município, o evento promoveu debates e palestras em torno do assunto, que contaram com o envolvimento da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cultura e Juventude, FUMEP, CRAMAM e EMATER-MG. Além de representantes das secretarias e instituições municipais, estiveram presentes no seminário os vereadores Dalton Andrade e Euro Andrade.
A proposta do encontro foi fazer com que os artesãos do município refletissem sobre alternativas para o sucesso comercial de sua arte, de forma a tornar o segmento cada vez mais regularizado e rentável. A discussão abordou desde as formas de produção e de comercialização do artesanato à fatores como desafios, obrigações, direitos tributários, interação com o cenário cultural, associativismo e abertura de novos mercados para o produto sete-lagoano. Além disso, objetiva-se que seja implantado o Projeto de Apoio e Fomento ao Artesanato de Sete Lagoas – Pró-Artesanato, que consiste em um trabalho intersetorial do município que promova a atividade em seus vários contextos.
Na oportunidade, a secretária em exercício de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Claudia Elane de Souza Soares, destacou os objetivos que podem ser alcançados através de iniciativas como esta: “Entre outras coisas, o artesanato de Sete Lagoas é uma forte representação do potencial turístico e cultural do nosso município. Neste sentido, um seminário sobre o assunto é uma oportunidade valiosa de entender as ideias dos artesãos, as facilidades e desafios do nosso contexto regional, bem como trabalhar a identidade do artesanato através de apoio institucional”, apontou. Representando o prefeito Marcio Reinaldo, que viajou à China no para prospectar investimentos estrangeiros no município, a secretária adjunta de Cultura e Juventude, Maria Helena Verdolim Henriques falou sobre a relevância do seminário para a garantia de direitos e novas oportunidades ao artesão: “Além da paixão, o artesanato é trabalho e geração de renda. Por isso, é importante que nossos olhares estejam voltados para essa parte e que, a partir desta perspectiva, se planejem ações que fomentem cada vez mais a atividade em Sete Lagoas”, finaliza.
Mín. 16° Máx. 23°