O Sindágua-MG sindicato que representa a categoria dos trabalhadores em Saneamento em todo estado de Minas Gerais, realizou uma assembléia geral na manhã desta quarta-feira (18) no setor de operações do SAAE no bairro Aeroporto.
Com a participação efetiva dos trabalhadores, o sindicato informou que vem tentando negociar o reajuste no vale alimentação desde março do ano passado e sem uma resposta por parte dos gestores da Autarquia. Segundo o sindicalista Vagner Xavier o vale alimentação que está no valor de R$230,00 reais, está defasado e é preciso recompor as perdas de três anos sem o reajuste, o sindicato defende o valor de R$500,00 reais.
O diretor do Sindágua Glaydson Souza disse que a direção do SAAE teve três anos para apreciar as propostas do sindicato e que agora não adianta apresentar o discurso de calendário eleitoral para não dar o reajuste. Segundo o sindicalista, o SAAE afirma que o financiamento da ETA (Estação de Tratamento de Água) e a queda na arrecadação impossibilitam o reajuste do vale alimentação nesse momento.
A direção do SAAE esteve reunida com o Sindágua na tarde de terça-feira 17, na oportunidade os gestores pediram um prazo para que seja estudado através do jurídico da Autarquia a possibilidade de reajustar o benefício sem desrespeitar a legislação eleitoral, por se tratar de um ano de eleições municipais. A resposta será apresentada pelo SAAE na segunda-feira (23) ás 16:00h.
Na assembléia foram colocadas duas propostas: Esperar a resposta dos gestores do SAAE sem iniciar o estado de greve, e a proposta de iniciar o estado de greve imediatamente sem esperar a resposta da direção do SAAE.
Sem confiança de uma resposta efetiva por parte da direção do SAAE, trabalhadores decidiram iniciar o processo de greve por unanimidade através de uma votação por aclamação. Outra assembléia está marcada para próxima terça-feira (24). O próximo passo que será tomado pelo Sindágua-MG é comunicar aos órgãos competentes através de protocolos no Ministério Público do Trabalho, Delegacia do Trabalho e comunicação aos órgãos de imprensa da cidade o estado de greve do SAAE.
Assista o vídeo do Sindicalista do Sindágua-MG Vagner Xavier:
Mín. 14° Máx. 26°