O auditório Dr. Marcelo Viana, do Unifemm, foi sede do Encontro da Base Nacional Curricular de Minas Gerais na última sexta-feira, 17. O evento de grande importância educacional reuniu representantes dos seguintes municípios: Araçai, Baldim, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Maravilhas, Matozinhos, Papagaios, Paraopeba, Pompéu, Prudente de Morais, Santana de Pirapama e Sete Lagoas,
O encontro contou com a participação de secretários municipais, pedagogos, diretores e pessoas ligadas ao setor de educação de escolas estaduais, municipais e particulares, além de representantes da sociedade civil.A coordenação foi da Secretaria Municipal de Educação de Sete Lagoas e a 36ª Superintendência Regional de Ensino. “Esse é o momento da construção do Currículo de Minas. É uma consulta pública para trazer a todos os profissionais da educação a esse importante debate”, destacou Rita Martins, Diretora do Departamento de Equipe Pedagógica de Sete Lagoas e uma das coordenadoras do Encontro.
Os organizadores acreditam que esse é o início do processo de diálogo e construção coletiva, além de uma visão ampla, abrangente, inclusiva e sistemática do Currículo do Ensino Infantil e Fundamental. O foco é a busca da garantia do processo democrático, pelo respeito mútuo entre os participantes, pela promoção da pluralidade de ideias, identidades e expressões, além do fortalecimento da articulação entre os entendes federados.Tem como foco a garantia dos direitos de aprendizagem aos estudantes de Minas Gerais.
Margarida Gonçalves dos Santos, diretora de Creche na cidade de Caetanópolis, falou sobre a importância do Encontro: “A Educação Infantil ganha um espaço maior. Precisamos estar conectados para termos mais informações de como trabalhar com as crianças, principalmente na faixa etária de 2 a 3 anos, como acontece nas creches”, analisou.
A secretária municipal de Educação de Papagaios, Dorotéia Rodrigues entende que “essa troca de experiências, vivencia o aprendizado e só enriquece os participantes como profissionais da educação”.Já Evanizia Aparecida dos Santos Ribeiro, especialista em Educação da cidade de Paraopeba, entende que esse debate se faz necessário, uma vez que, é por meio da base que o Estado de Minas está fazendo seu currículo. “Estamos tendo a oportunidade de dar nossa opinião para analisar o Currículo do Estado e trabalhar em unidade”, finalizou. O encontro em Sete Lagoas foi considerado altamente positivo.
Por Verônica Costa – Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Mín. 16° Máx. 23°