Se você é amante de astronomia, então esta noite é dia de olhar para o céu! Sabe por quê? Marte atinge o ponto mais próximo da Terra em 15 anos nesta terça-feira (31), por volta das 22h.
Não será necessário utilizar binóculos ou telescópios para aproveitar o espetáculo celeste, uma vez que o astro deve estar com brilho suficiente para ser observado a olho nu.
De acordo com a Nasa, agência americana espacial, o planeta vermelho estará a uma distância de 57,6 milhões de quilômetros da Terra. Em todo o mês de agosto, Marte ficará mais fraco à medida que ele e a Terra se afastarem um do outro em suas órbitas ao redor do Sol.
Ainda segundo a Nasa, apesar da “aproximação”, Marte e Terra continuam bem longe um do outro. A distância mínima entre eles é de cerca de 54,6 milhões de quilômetros. No entanto, o fenômeno de estarem mais próximos não ocorre com muita frequência. A agência americana estima que a próxima aproximação de Marte da Terra seja em 6 de outubro de 2020.
Astronomia em Belo Horizonte
Se você quiser aprofundar seus conhecimentos em astronomia, em Belo Horizonte a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), o Cefet-MG e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) disponibilizam cursos de aperfeiçoamento ou desenvolvimento profissional na área. Confira detalhes abaixo:
Gedai – Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi
Programa de extensão comunitária do Cefet-MG formado por diversos projetos de extensão que ocorrem em vários campi da instituição. Por meio desses projetos, o Gedai promove atividades de ensino e divulgação de astronomia voltadas à capacitação do grupo e à comunidade em geral. Para participar, é necessário se cadastrar neste link.
Astronomia e Ufologia
Ofertado pela PUC Minas, o curso aborda um tema polêmico que é a ufologia e a vida extraterrestre, sob o ponto de vista da ciência, especificamente, da astronomia. Procura registros da ideia de vida extraterrestre ao longo da história e analisa as duas correntes principais nesta área: os singularistas e os pluralistas. Voltado para interessados pelo assunto com qualquer nível de escolaridade. Inscrições até 4 de outubro. Clique no link para saber mais.
Iniciação à Astronomia
Aulas teóricas com o auxílio de recursos multimídia e aulas práticas com o uso de cartas celestes, binóculos e telescópios com o professor Renato Las Casas (na aula prática, participam monitores do Grupo de Astronomia da UFMG). Clique no link para saber mais.
Mín. 17° Máx. 27°