O autor de “A hora e vez de Augusto Matraga”, “Manuelzão e Miguilim”, “Sagarana” e tantos outros clássicos da literatura brasileira, ganha mais uma exposição em sua homenagem. Até o dia 3 de setembro, o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo (território Metropolitano), promove a mostra gratuita “Janelas do Sertão”, do artista belo-horizontino Zezinho Angrisano. Composta por nove obras elaboradas em tinta acrílica sobre madeira, os trabalhos retratam o universo literário de Guimarães Rosa a partir de peças que fazem referências aos principais personagens da literatura Roseana.
Radicado em Cordisburgo, Zezinho tem como uma de suas principais influências a literatura de Guimarães Rosa, principalmente o aclamado livro “Grande Sertão: Veredas”, lançado em 1956. “O livro nasceu comigo. Sou de 1952 e somos contemporâneos. Ofereço essas peças dividindo minha arte com todos que queiram saber o mínimo do grande escritor. É a fase da minha obra onde joguei tinta e alma na concepção”, pontua o artista. Dentre os trabalhos presentes na exposição, destacam-se “Miguilim”, “Recado do morro”, “Madeiro Vaz”, “Matraga”, e, é claro, a obra “Grande Sertão: Veredas”, que condensa a narrativa do livro em imagens cuidadosamente desenhadas sobre a madeira.
Alinhado à arte Naïf, que engloba artistas autodidatas, com temas e técnicas próprias, Zezinho apresenta em seu trabalho realidades naturais e fantasiosas, privilegiando cores intensas e elementos descritivos. Grande parte de sua obra é inspirada em personagens de livros e músicas, como também em autores e personalidades que marcaram a cultura brasileira.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA ”JANELAS DO SERTÃO”, DO ARTISTA ZEZINHO ANGRISANO
Período de exibição: até 3 de setembro de 2018
Local: Museu Casa Guimarães Rosa (Rua Padre João, 744 – Cordisburgo/MG)
Horário de funcionamento: todos os dias – de 9h às 17h
Informações e agendamento: (31) 3715-1425
Entrada gratuita
Por Ascom Cultura - Fotos: Ronaldo Oliveira
Mín. 17° Máx. 23°