O Comitê da Bacia do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) chama a coletividade, as instituições e pessoas da bacia a participarem do Seminário ÁGUA COMO DIREITO HUMANO, como parte de ações previstas em uma Campanha do Comitê com objetivo de promover o debate e articulação principalmente para a garantia dos diversos usos da águas, da biodiversidade e dos direitos considerados fundamentais à todas as pessoas e que hoje não são plenamente garantidos.
Vocês acreditam que na bacia do Rio das Velhas o direito de acesso à água é garantido à todas as pessoas?
Isso envolve meio ambiente equilibrado, direito à saúde, além de recurso para o bem-estar e qualidade de vida da população.
Para garantir a qualidade das águas para as populações humanas é fundamental garantir saneamento para todos. Sem tratamento adequado para os esgotos domésticos, industriais e os resíduos sólidos, nossos rios serão poluídos e degradados, inviabilizando o uso da água para consumo humano e manutenção da integridade biótica.
É fundamental garantir os mananciais de águas existentes. Os cursos d'água refletem os modelos e o processo de ocupação territorial em sua bacia hidrográfica, de forma que a degradação da qualidade e impactos na quantidade de água se intensificaram a partir dos modernos usos humanos.
Passamos nos últimos três anos uma grave crise hídrica na bacia do Rio das Velhas e do São Francisco, o que demonstra que as previsões podem se confirmar a qualquer tempo. Por outro lado, crimes ambientais têm sido cometidos comprometendo a vitalidade dos mananciais de água e matando os nossos rios, como o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana.
Tendo em vista que a diminuição da vazão e a contaminação de rios, a carência de acesso à água por comunidades vulneráveis e marginalizadas, a existência de disputas e conflitos pelo uso da água, é imprescindível considerar o debate sobre água a partir da perspectiva da garantia de um serviço fundamental para uma mínima qualidade de vida.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de Maio, por meio do e-mail [email protected] .
Mais informações: (31) 3222-8350 / www.cbhvelhas.org.br/aguacomodireitohumano
Mín. 18° Máx. 23°