O estádio Mineirão realizou nesta quinta-feira (28), no Dia Internacional do Orgulho LGBT, o primeiro casamento homoafetivo e transafetivo em um estádio de futebol. A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Social e Cidadania (Sedpac).
Ao todo foram realizadas três cerimônias, sendo dois casais homoafetivos, um formado por dois homens e outro por duas mulheres, e um transafetivo. Além de cerimônia, o estádio realizou uma festa para os casais e seus convidados na zona mista.
“No Dia Internacional do orgulho LGBT esta ação demonstra que a diversidade merece estar em todos os lugares, até mesmo nos palcos do futebol. A ação é pioneira e promove a conscientização das pessoas, para que compreendam que são justas todas as formas de amor”, declara Ludmila Ximenes, gerente de Relações Institucionais do Mineirão.
A escolha dos casais foi feita após o Mineirão procurar a Sedpac para uma parceria. Após uma publicação no Facebook da Sedpac, foram selecionadas pessoas interessadas de realizar a união legalmente. Para participar, foi necessário apresentar os documentos para realizar o casamento no cartório.
Mineirão sem preconceito
É a segunda vez que o estádio apoia ações em homenagem e respeito à diversidade de gênero. No ano passado, o estádio foi iluminado com as cores da bandeira LGBT e, neste ano, a ação se repetiu. No início do mês, pela primeira vez no Brasil, o time gay Bharbixas jogou uma partida no Gigante da Pampulha.
Por bhaz
Mín. 16° Máx. 23°