Um aplicativo inovador promete ajudar no dia-a-dia de motoristas surdos no trânsito. O SuriCar reconhece sons como ambulâncias, buzinas, apitos e informa ao motorista surdo. Desse modo, garante maior segurança ao condutor ao dirigir. Com o aplicativo, os jovens criadores participarão da Imagine Cup, a maior competição de estudantes do mundo organizada pela Microsoft. É o único projeto representando Minas Gerais na final latino-americana.
Victor Mourthé cursa sistemas de informação na PUC Minas e conta que o projeto surgiu no final de 2016 justamente com o interesse de participar da Imagine Cup. “A equipe é formada por mim, Raquel Almeida (que representa a comunidade surda e validação), Sandro Jerônimo (professor e mentor da nossa equipe). Também temos a equipe técnica que desenvolve toda a inteligência e aplicativo, o Mateus Esteves, Emanuel Carvalho e Lucas Mari”, explica o estudante.
A ideia é bem simples: desenvolver um aplicativo que reconhece sons urbanos do trânsito (ambulância, buzina, apito policial, por exemplo) e mostrar aos motoristas surdos esses perigos que para as outras pessoas, ouvintes, é algo normal.
Porém, a tecnologia era um obstáculo. “É algo realmente difícil de fazer e os meninos tiveram muito trabalho. Eles aprenderam novos conceitos e tecnologias de última geração mesmo, como Inteligência Artificial e Redes Neurais. Ou seja, ideia clara, desenvolvimento complicado. Mas nada que fosse impossível”, completa Victor.
A Imagine Cup é uma iniciativa da Microsoft e tem objetivo de unir os estudantes de todo o mundo para o compartilhamento de experiências e troca de ideias. Cerca de 200 mil brasileiros já competiram no torneio e nove equipes nacionais já se sagraram campeãs desde sua primeira edição, há 16 anos.
A edição atual da América Latina teve mais de cinco mil participantes e 183 projetos inscritos de 12 países. Para a grande final da competição foram selecionadas 13 equipes de quatro países: Brasil, Argentina, Chile e México. O evento acontece entre os dias 22 e 25 de maior, em São Paulo. Os três melhores projetos irão para Seattle (EUA) para disputarem a final mundial.
Por bhaz
Mín. 18° Máx. 24°