O coordenador de Esportes do B.V.F.C., Luciano Barbosa, manifestou o orgulho em representar o Clube mineiro que visitou a Europa. Igualmente o presidente Neca ressaltou a emoção em voltar ao futebol e agradeceu a todos, especialmente a torcida do Bela Vista. Também presente ao evento comemorativo, o vereador padre Décio parabenizou os belavistanos e pediu a bênção de Deus para o Clube.
A história do Bela Vista
O Bela Vista foi fundado em 21 de abril de 1930. Seu mascote é o periquito e as suas cores o verde e branco. A equipe disputou o Campeonato Mineiro de Futebol entre os anos de 1958 e 1962. Nesse período derrotou o Atlético em dois jogos oficiais, um deles em Belo Horizonte, em 1961 (3x2) e o outro em Sete Lagoas, em 1962 (3x1). Nessa época o Bela Vista disputava com o Democrata um dos maiores clássicos do futebol mineiro na década de 50 conhecido como o "Clássico do Sertão".
Em Agosto de 1958, o Bela Vista fez o que era comum para os times de futebol da época: foi excursionar pela Europa, jogando contra grandes e pequenos clubes do continente. Na conturbada excursão pela Europa o primeiro adversário foi justamente o galáctico Real Madrid de Di Stefano, Puskas, Gento, Kopa, Santamaria e Rial, considerado o melhor time europeu da época. O único clube brasileiro que encarou os galácticos carregou uma multidão de aproximadamente 80 mil pessoas para o estádio Santiago Bernabéu, e em um jogo disputado, perdeu por 2x1 sofrendo o gol aos 46 min do segundo tempo de pênalti.
Os jogadores Assis e Marinho, emprestados pelo Vasco, desertaram da delegação na França apos a partida contra o Olimpic de Marselha, seduzidos por propostas de clubes europeus. Os dirigentes, que preferiam freqüentar hipódromos franceses a tomar conta do time, e o próprio técnico Orlando Rodrigues também abandonaram o clube. Na Inglaterra, já com o veterano jogador Gaia fazendo as vezes de técnico, o Bela Vista enfrentou o Newcastle, diante de 25 mil pessoas. Em sua odisseia na Europa o BV realizou 24 partidas. Várias equipes tradicionais do futebol mundial como Real Madrid, New Castle, Totenham, Middlesbrough, Birmingahm, Borussia, Hamburgo, Werder Bremen, Bolonha e Olimpic de Marselha foram adversárias do time setelagoano.
Ao fim da conturbada e questionada aventura em solo europeu o BV retornou ao Brasil no final de Outubro de 1958. Na chegada a Sete Lagoas, uma grande surpresa. Como heróis, a delegação do Bela Vista foi recebida com festa. Uma multidão tomou conta das ruas da cidade para ovacionar o time, com direito a desfile de caminhão e foguetório. Uma faixa resumiu todo o sentimento dos apaixonados torcedores belavistanos: “Falem mal, mas falem do Bela Vista"
Mín. 16° Máx. 28°