O maratonista Uilia Pires disputou no último domingo (8 de abril), a “Maratón de Santiago 2018”, no Chile, prova oficial da IAAF que este ano contou com a presença de 31.090 participantes de mais de 90 países de todos os continentes.
A largada aconteceu às 8 horas, com temperatura em torno de 17 graus, sendo que, com 30 minutos de prova, o sol brilhava no asfalto e a temperatura subiu para 26 graus e a umidade do ar abaixo de 45%.
Muitos atletas abandonaram a corrida, considerando que aqueles que completaram a prova, não conseguiram fazer boas marcas. Até o queniano bicampeão da maratona na categoria elite, Luka Lobowan, estabeleceu 5 minutos acima do tempo da prova.
Apesar de completar em junho 50 anos, Uilia Pires disputou na categoria de 45 a 49 anos por motivo da organização estipular a data do evento e não o ano de nascimento para as categorias como é nas maratonas no Brasil.
O atleta cruzou a linha de chegada e agradece a Deus por mais uma maratona completada, tendo alcançado o 1º lugar. “A felicidade foi muita, subi no pódio e gritei o nome do meu país ‘Brasil’. Recebi a medalha de ouro e um troféu, considerando que os brasileiros e outros me aplaudiam e de repente no meio do público lançaram uma bandeira do Brasil, a qual agarrei no ar e abri no pódio. Assim tornei bicampeão da maratona de Santiago, Chile!”, comemora.
O maratonista Uilia Pires recebeu o apoio das empresas Solarem – Aquecimento Solar de Contagem, AC Energética – Manutenção e Operação de Equipamentos e Instalações Elétricas de Três Marias, Thermica – bobinas para automação comercial, Oficina Barbosa, Casa Doce e sua diretoria, Óticas Ronaldo, Cantinho do Sabor – O melhor Açaí e Equilíbrio & Forma de Sete Lagoas, também o secretário de Saúde de Jequitibá, do Locutor Douglas Melo e Samuel Pires nos trabalhos de designer e comunicação social.
Da Redação
Mín. 14° Máx. 26°