Uma jornalista que vive na Escócia surpreendeu amigos, familiares e internautas de diferentes partes do país ao relatar que a filha dela quase perdeu dedos do pé no ano passado. Gemma Fraser contou que fios de cabelo dela ficaram enrolados nos membros da garota, que na época tinha apenas 3 meses. A condição é conhecida como “síndrome do torniquete de cabelo” e a criança foi submetida a um procedimento cirúrgico.
Depois do parto, o cabelo de muitas mulheres tende a cair. E por distração, os fios podem ficar presos em algumas partes do corpo da criança, como pés e mãos. Foi exatamente o que ocorreu com Orla, filha de Gemma. A jornalista só percebeu que havia algo de errado quando foi trocar a garota. Ela tentou cortar os cabelos por conta própria, mas não obteve sucesso.
A mulher decidiu chamar socorristas para ajudá-la. Em seguida, a família seguiu para um hospital. “Pensei que fosse uma reação alérgica, mas examinando vi que havia um cabelo enrolado em dois dedos do pé dela e estavam muito apertados”, disse ao Daily Mail.
Na unidade de saúde, médicos garantiram que os cabelos foram removidos e receitaram um creme antibiótico. Um dos dedos cicatrizou rapidamente, mas o outro ainda estava bastante machucado. A mãe marcou uma consulta e a menina passou por uma cirurgia depois de descobrir que ainda haviam fios no dedo da filha.
“Ele pegou um bisturi, abriu o dedo do pé dela até o tendão e raspou tudo ao redor para cortar o cabelo que ainda estava lá. Fazia semanas, então havia muita coisa dentro. Orla gritava e tudo que podia fazer era segurá-la. Sabia que era o melhor. Só tinha que estar lá e abraçá-la, mas era muito angustiante vê-la com tanta dor”, disse.
Atualmente, Orla tem 1 ano e convive com uma cicatriz do procedimento.
Por bhaz
Mín. ° Máx. °