O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou na última sexta-feira (23) o edital de um concurso público para a seleção de novos juízes. Segundo a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), há 120 vagas para o cargo de juiz substituto. As inscrições devem ser feitas nos meses de maio e junho. A previsão é de que a prova objetiva seja aplicada em setembro deste ano. A íntegra do edital pode ser consultada aqui.
No concurso, há vagas destinadas a pessoas com deficiência, de ampla concorrência e a negros. O valor da taxa de inscrição, que começa no dia 28 de maio, é de R$ 260. O prazo termina no dia 26 de junho. A prova objetiva seletiva terá duração máxima de 5 horas e constará de 100 questões de múltipla escolha. As disciplinas podem ser consultadas no edital. O valor da remuneração inicial do cargo de Juiz de Direito Substituto é de R$ 26.125,17.
O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Wagner Wilson, afirma que a realização do concurso é uma boa notícia para o estado. “Apesar das dificuldades orçamentárias, o Tribunal tem se esforçado para garantir o provimento das comarcas mineiras”, explicou. O magistrado lembra que o objetivo é atender da melhor forma o cidadão, por meio da prestação jurisdicional efetiva e célere. Daí, a importância de trabalhar para o provimento das comarcas do estado, garantindo a presença de um juiz nas localidades.
Com TJMG / bhaz
Mín. 16° Máx. 29°