Domingo, 12 de Janeiro de 2025
18°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Economia Franquia de dados

Internet limitada vira alvo da Justiça e mobiliza usuários

Operadoras querem adotar franquia de dados e mais de 1,25 milhão assinam petição contra a medida

16/04/2016 às 14h04 Atualizada em 18/04/2016 às 17h57
Por: Redação Fonte: Da redação com/ O tempo
Compartilhe:
Via internet
Via internet

O barulho feito nas redes sociais, somado a uma petição online que já ultrapassou 1,25 milhão de assinaturas, ameaça a intenção das empresas fornecedoras de internet de limitar a navegação dos usuários na banda larga fixa. Segundo o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Rodrigo Filgueira Oliveira, um grupo de promotores dos Ministérios Públicos de todos os Estados já “estudam as melhores estratégias para combater a prática” que, na avaliação do promotor, é abusiva. “Uma das opções seria tentar um termo de ajustamento de conduta para evitar que as empresas adotem essa prática” diz Oliveira. As empresas que divulgaram a futura adoção da franquia são Vivo, Claro, Oi e Net.

Nos contratos atuais de internet fixa de banda larga, os consumidores pagam pela velocidade utilizada – 5, 10 ou 15 Megas por exemplo – e as operadoras querem alterar para cobrança por pacote de dados, como é hoje na internet móvel, o que pode diminuir a capacidade de navegação, gerar um aumento da conta mensal e até interromper o serviço.

A mudança, porém, gerou reações nas redes sociais. No Facebook, a página Movimento Internet Sem Limites, criada neste ano, tem quase 400 mil curtidas. O evento “Cancelaço”, que sugere aos clientes das empresas que adotarem a prática cancelarem contratos, contava até nesta sexta com 275 mil convidados, 45 mil interessados e 38 mil usuários confirmados no evento.

Oi. Informou que “não pratica redução de velocidade ou interrupção da navegação”. Mas que o serviço de banda larga já possui um limite de consumo, “proporcional à velocidade contratada”.

Net. Diz que não houve “alteração recente nas políticas e características de seus planos de banda larga” e que “a franquia está prevista em contrato. A empresa diz que a franquia dimensiona sua rede para oferecer as “maiores velocidades e o melhores preços”.

Claro. Não trabalha com internet fixa, apenas móvel.

Vivo/GVT. A empresa informou que a franquia está sendo adotada em contratos assinados a partir de fevereiro deste ano, mas que, promocionalmente, a redução da banda ao fim da franquia só vai acontecer em 2017, quando ela poderá reduzir o uso ou cobrar por pacotes adicionais.

 

Liminar proibitiva de Brasília vale para todos os Estados

A ação civil pública ingressada nesta quinta na Justiça do Distrito Federal pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) contra o bloqueio ou limitação da internet, tem validade em todo o país, segundo o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Rodrigo Filgueira Oliveira. “Essa ação tem repercussão nacional”, explica. O promotor ainda ressalta o caráter liminar da ação. “Creio que o juiz ainda não decidiu sobre a liminar, mas se o parecer for favorável, a cobrança só será possível após a decisão final da Justiça”, afirma.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Proteste também entrou com uma ação judicial com o mesmo objetivo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 01h09 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 27°

Seg 24°C 18°C
Ter 21°C 18°C
Qua 20°C 18°C
Qui 21°C 18°C
Sex 26°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio