Desde os primeiros anos de escolarização, a leitura se constitui numa atividade de grande importância para a alfabetização e letramento, bem como para a formação intelectual da criança na vida em sociedade. Neste sentido, a Prefeitura de Sete Lagoas implantou em todas as 27 escolas que oferecem Ensino Fundamental, gibitecas com dezenas de títulos para auxiliar nas atividades pedagógicas de 1º a 9º ano.
Os espaços funcionam como um serviço de extensão da biblioteca, tendo como finalidade estimular o hábito de leitura dos alunos, além de desenvolverem um maior interesse cultural na turma jovem e em apreciadores dos quadrinhos. Tal iniciativa incentiva a ampliação e aprofundamento sobre a linguagem literária e ainda oferece aos alunos condições de desenvolverem cada vez mais sua autonomia para a compreensão dos significados das leituras.
De acordo com a diretora do Departamento de Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Veiga, estes espaços contribuem diretamente para aprendizagem das crianças, mas é fundamental que o educador se proponha a incentivar a prática da leitura no cotidiano escolar: “As gibitecas adquiridas pelo município atuam no âmbito da aprendizagem significativa, de forma que o aluno tem contatos prazerosos com a leitura e passa a fazer dela um gosto. Entretanto, é necessário que a escola faça a mediação entre o conhecimento e o aluno, deixando estas ferramentas à disposição e incentivando o uso delas”, afirma. Com linguagem simples e recursos gráficos dinâmicos, os gibis entretêm e, ao mesmo tempo, colaboram no desenvolvimento da caligrafia, da forma de falar e principalmente da curiosidade em aprender.
Mín. 14° Máx. 26°