Onze pessoas morreram depois que um jato particular caiu no Irã nesse domingo (11). A aeronave transportava a socialite Mina Basaran, de 28 anos, além de sete amigas dela e três tripulantes. O grupo voltava de Dubai, onde estiveram para uma despedida de solteira de Mina. Nenhum dos passageiros sobreviveu ao acidente.
De acordo com a imprensa internacional, o avião pertencia à companhia do pai de Mina, o milionário turco Huseyin Basaran. O casamento da jovem seria realizado no dia 14 de abril no Palácio de Ciragan, onde atualmente é um hotel de luxo. O noivo dela, o empresário Murat Gezer, estaria inconformado com a morte da futura esposa e dos demais envolvidos na tragédia.
Quase todas as amigas de Mina que morreram no acidente eram ligadas à moda. Liana Hananel, era fundadora da marca de luxo de swimwear Lily and Rose; Zeynep Copskun, filha de Orhan Coskun, proprietário da Toyota Akkoyunlu em Bursa; Jasmin Baruh Siloni e Asli Izmirli, designers de joias; Ayse And, psicóloga; Sinem Akay, designer de moda; e Burcu Urfali, designer de moda e fundadora da marca Bug Uniforms.
Reprodução/Instagram
As outras vítimas são duas mulheres pilotos e uma assistente de bordo. Melike Kuvvet era a comandante. A mulher foi uma das primeiras pilotos da Força Aérea turca, mas deixou a aviação militar para trabalhar no setor privado.
Exames de DNA devem ser realizados para identificar os corpos. E o acidente é um dos assuntos mais comentados do país. Isso porque a família de Mina é bastante popular por lá. Ela, inclusive, era presença constante em capas de revista – entre elas a Vogue turca. Além disso, a jovem deveria ocupar o lugar do pai e assumir os negócios dos Basaran.
As causas do acidente ainda não foram esclarecidas, mas sabe-se que o jato caiu durante uma tempestade de neve.
Mina nasceu em 1990 e fazia parte do conselho de administração da Basaran Yatirim Holdin desde 2013. Ela era descrita como “ambiciosa e talentosa”. A turca estudou administração de empresas na Universidade de Koc e, em seguida, fez um mestrado em Londres, na Inglaterra. Era a mais velha dos dois filhos de Huseyin Basaran.
O negócio da família começou com processamento de avelã na Turquia e expandiu-se para diversos setores, entre eles o mercado financeiro, turismo, aviação, iates, cimento, energia e construção.
Mina ao lado do pai, da mãe e do irmão mais novo (Reprodução/Instagram)
Por bhaz
Mín. 18° Máx. 28°