Contratado no final do ano passado por empréstimo de um ano junto ao Internacional, o atacante Aylon, 25, tem motivos de sobra para comemorar a fase de artilheiro com a camisa do América. Superando nomes badalados, como dos atacantes Ricardo Oliveira (com três gols e que jogaria na noite de quinta, 8), Fred e Rafael Moura, que antes do início do Campeonato Mineiro eram apontados como os principais candidatos a goleadores do Estadual, Aylon vem conseguindo mostrar o seu potencial em campo e já caiu nas graças da torcida alviverde.
Com os dois tentos marcados na vitória por 2 a 0 sobre a Caldense na quarta-feira, Aylon se isolou na artilharia da competição, agora com seis gols, um a mais do que os meias Rafinha, do Cruzeiro, e Fernando, do Democrata-GV. Fred e Rafael Moura têm apenas um. “Estou feliz de poder marcar e ajudar os meus companheiros a conseguir os resultados positivos. Essa é a função do camisa 9, quando a bola chegar, botar para dentro”, destacou Aylon, que no ano passado, vestindo as camisas do Internacional e do Goiás, fez 43 jogos e marcou sete gols.
“O Aylon é um jogador polivalente. Ele pode atuar mais pelos lados, encaixando um pouquinho na área, e como centroavante. Quando ele joga mais centralizado, flutua mais entre linhas e tem essa mobilidade. Ele está conseguindo fazer os gols e ainda tem muito para contribuir”, garante o técnico do América, Enderson Moreira, que conhece o atacante desde o tempo em que ele atuava pelo Goiás.
Dos dez jogos do América no Mineiro, Aylon foi titular em nove e entrou em um. O atacante balançou as redes no empate com a URT (1 a 1) e nas vitórias sobre Tupi (2 a 0), Uberlândia (3 a 0), Democrata-GV (2 a 1) e Caldense. A próxima meta do atacante passa a ser superar sua melhor marca de gols, obtida em 2016, no Internacional, quando balançou as redes 13 vezes. Naquela oportunidade, Aylon foi o terceiro goleador do Colorado na temporada, atrás de Eduardo Sasha (15) e Vitinho (14).
Desfalque
Está fora. Apesar da boa fase do jogador, o técnico Enderson Moreira terá que quebrar a cabeça para armar o time para o duelo de domingo contra o Villa Nova, às 17h, em Nova Lima. O atacante levou o terceiro cartão amarelo na vitória diante da Caldense e desfalca a equipe alviverde.
Reapresentação. Na tarde de quinta-feira, os jogadores já estavam de volta ao CT Lanna Drumond, quando o treinador do Coelho deu início à preparação para a partida contra o Leão do Bonfim, a última do primeiro turno. Com 20 pontos e já classificado, o América é o vice-líder atrás do Cruzeiro, que soma 28 pontos.
Por Antônio Anderson - SUPERFC
Mín. 14° Máx. 26°