Ao domesticar o cão e o gato, há milhares de anos, o homem tornou-se responsável pelo bem estar desses animais. Conviver com um bicho de estimação é um privilégio, no entanto alguns cuidados devem ser observados para que essa relação seja realmente feliz. Conviver com um bicho de estimação é um privilégio, no entanto alguns cuidados devem ser observados para que essa relação seja realmente feliz.
A posse responsável nada mais é que um conjunto de normas para que você ajude seu animal a viver bem. Sendo um proprietário responsável, seu animal estará protegido e viverá com você por mais tempo. A falta de informação é uma das principais causas do abono de animais, pois muitos proprietários desconhecem a importância da guarda responsável, tanto para saúde pública quanto para o bem estar do animal.
Com o objetivo de diminuir o número de cães errantes (vadios), conscientizar a população sobre a RESPONSABILIDADE de ter e conviver com um animal de estimação, promover o controle populacional e o bem estar dos animais, minimizar os problemas inerentes à superpopulação de animais, diminuir o abandono e controle de leishmaniose, a Mobilização Social do Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses - CCZ está desenvolvendo o Projeto “Patrulha Posse Responsável”.
O referido projeto será implementado inicialmente em duas Escolas do município: Escola Municipal Professor Galvão –CAIC no bairro Montreal e Escola Estadual Cândido Azeredo bairro Boa Vista. A escolha das escolas foi de acordo com dados epidemiológicos e bairros com maior número de cães errantes. O projeto visa capacitar alunos para serem multiplicadores. As estratégias usadas serão palestras, trabalho em grupo, dinâmica, oficinas de artes, teatro, músicas e outros. Cada estudante voluntário do CCZ entregará um Kit com colete, boné, squize e boton. O material educativo para realizar as atividades será fornecido pelo CCZ.
Dia 09 de Abril, Sábado às 08h na Escola Municipal Professor Galvão – CAIC, foram apresentados os 30 (trinta) alunos que serão capacitados para serem multiplicadores. O projeto foi bem recebido, tendo apoio da diretora Regina Coeli, assim como de toda equipe da escola. Após a apresentação do projeto e dos alunos, foi realizada uma passeata pelas ruas do bairro Montreal.
Com o projeto, a equipe de Mobilização Social do CCZ espera conscientizar as pessoas sobre a importância e responsabilidade de ter um animal de estimação e cuidados com os mesmos. Tendo em vista que os animais, principalmente os cães vadios soltos nas ruas do município, já tiveram um lar anteriormente. Ou seja, foram colocados nas ruas por algum motivo: Doenças, falta de espaço, aquisição de outro animal, mudança de residência, condição financeira e outros.“Mudar esse quadro é um dos grandes desafios para nós. O que será possível com a participação, conscientização e responsabilidade de todos”, finaliza Ligia
Mín. 18° Máx. 23°