Mano Menezes teve cerca de uma hora para trabalhar com seus jogadores em Avellaneda (ARG) antes do duelo contra o Racing, nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), pelo Grupo 5 da Copa Libertadores. O treinador – que poupou seus principais jogadores na vitória por 3 a 0 sobre o Boa Esporte, nesse sábado, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro – orientou atividade física e recreativa no estádio Libertadores de América, do Independiente, arquirrival do adversário celeste. O Cilindro, local da partida, foi apenas reconhecido pelos atletas à noite.
Mano Menezes só permitiria que os jornalistas acompanhassem o aquecimento dos jogadores, mas mudou de ideia durante a atividade e liberou os repórteres para assistirem ao trabalho na íntegra. Apesar disso, ele não mostrou nenhuma novidade. Os atletas realizaram um aquecimento, na tradicional roda de bobinho, seguido de treino físico e uma espécie de rachão em campo reduzido.
O treinador conversou reservadamente por cerca de 15 minutos com todos os jogadores relacionados no gramado.
Mano não confirmou Thiago Neves, mas tudo indica que iniciará partida como titular no Cilindro
A grande expectativa para a noite desta terça-feira ficará por conta de Thiago Neves. O camisa 30 foi preservado nas vitórias sobre América (1 a 0), Democrata (2 a 0) e Villa Nova (2 a 0) para realizar uma espécie de intertemporada e recuperar o condicionamento físico – tudo com o objetivo de participar do compromisso diante do Racing. Neves retornou ao time no triunfo sobre o Boa e atuou por 70 minutos, mas não há certeza de quanto tempo ele aguentará em Avellaneda.
Embora ainda não tenha sido utilizado em 2018, o time titular do Cruzeiro, em teoria, é formado por Fábio; Edilson, Leo, Murilo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta; Fred. Fora esses 11, jogadores como Rafinha – artilheiro do time na temporada, com cinco gols – e Mancuello, responsável por dois gols e uma assistência em quatro jogos, disputam vaga na equipe principal.
Não há indicação de qual equipe iniciará a partida nesta terça-feira. Como de praxe, o comandante cruzeirense só divulgará a escalação uma hora antes do duelo. Na entrevista depois da partida contra o Boa, Mano fez mistério. “A decisão vai obedecer a critérios de coerência como a gente fez e vai continuar fazendo. Se vai entrar um, se não vai entrar alguém que atuou contra a equipe de Varginha, depois a gente decide”.
Embora ressalte em todas as oportunidades possíveis que o Cruzeiro já tem um modelo de jogo definido, não está descartada a possibilidade de Mano Menezes variar o posicionamento de seus jogadores no tradicional esquema 4-2-3-1. Principalmente dos meio-campistas, já que quase todos são versáteis.
Treino do Cruzeiro sendo acompanhado por funcionários e torcedores do Independiente
Assédio dos argentinos, principalmente a Mancuello
Por estarem na véspera do jogo contra o Racing, os jogadores do Cruzeiro foram assediados por funcionários e alguns torcedores do Independiente que já estavam nas dependências do estádio. O mais procurado foi o meia Mancuello, revelado no clube em 2008 e que se só se transferiu para o Flamengo em 2015. Ele tirou muitas fotos e recebeu incentivo para derrotar o rival de Avellaneda. Dois cruzeirenses que vivem em Buenos Aires também conseguiram acesso para assistir ao treino no Libertadores de América.
Argentino Mancuello, revelado no Independiente, foi o mais assediado no Libertadores de América
"Perro" em campo
O treinamento celeste teve um espectador inusitado. Um cão vira-lata adentrou na beira do gramado e acompanhou todo o trabalho, chamando a atenção de repórteres e fotógrafos. Conforme observado do lado de fora do Libertadores de América, vários cachorros passam pelo local e muitos conseguem acessar as dependências da arena.
Cachorro "acompanhou" treinamento do Cruzeiro na tarde desta segunda-feira, em Avellaneda
Dois "perros" (cachorro em espanhol) ficaram famosos em jogos de Copa Libertadores. Em 26 de abril de 2016, na partida entre Deportivo Táchira-VEN e Pumas-MEX pelas oitavas de final da Copa Libertadores, um cão invadiu o gramado aos 7min do primeiro tempo e fez a festa dos torcedores por alguns segundos. O zagueiro Alcoba, do time mexicano, apanhou o animal no colo e quase recebeu lambidas de presente. Já na edição de 2017, um cachorro entrou no campo no fim do confronto entre Zamora e Grêmio, vencido pelos brasileiros por 2 a 0, ainda na fase de grupos. Nenhum jogador foi tão veloz quanto o bichinho, que escapou pela linha de fundo até ser capturado pelos policiais que faziam a segurança.
Mín. 14° Máx. 26°