O “Tempo da Quaresma” começou nesta “Quarta-Feira de Cinzas” (14 de fevereiro). É um período em que os fiéis são chamados à conversão dos corações para um aprofundamento do bem e do amor em suas vidas, em preparação para a “Páscoa”.
Às 19 horas, Dom Aloísio Vitral presidiu a “Celebração Eucarística” na Catedral de Santo Antônio, concelebrada pelo pároco, padre Wilson Rodrigues e pelo padre Geraldo Antunes.
A Quaresma no Brasil também é acompanhada pela “Campanha da Fraternidade” orientada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que a cada ano, apresenta um tema diferente. Neste ano o tema da Campanha é “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema: “Em Cristo Somos todos Irmãos” (Mt 23,8).
Durante a homilia, Dom Aloísio lembrou que a “Quaresma” remete aos 40 dias em que Moisés passou no alto do monte, os 40 anos em que o povo hebreu caminhou rumo à “Terra Prometida” e os 40 dias em que Jesus ficou no deserto tentado pelo diabo, experimentando as dores que nós experimentamos. “Então, o número 40 tem um simbolismo muito grande, é forte na Sagrada Escritura e em nossa vida. Fecha um ciclo. A Quaresma é um tempo para esgotarmos o conhecimento de nós mesmos. Nesse sentido, é o tempo do aprofundamento, da reflexão e da escuta!”, refletiu.
Da Redação
Mín. 14° Máx. 26°