Marco Antônio Pereira sempre andou pelas ruas de Cordisburgo, até seus 18 anos, quando foi estudar Jornalismo em Belo Horizonte. O filho da Enir, da família Liboreiro, agora tem levado o nome da nossa cidade ainda mais longe ao se destacar no cenário mundial de cinema.
Em Cordisburgo, é conhecido como o Juninho, e muitos nem sabem que ele é diretor de filmes e suas produções já foram exibidas em todo Brasil e em muitos países como Canadá, Portugal, Itália, Rússia e Estados Unidos.
Em julho de 2017, depois de muitos anos de trabalho na área, Marco, deu um novo rumo em sua carreira como diretor e poucos meses depois conseguiu encaixar seu filme Alma Bandida, gravado totalmente em Cordisburgo, em um dos três maiores e prestigiados festivais de cinema do mundo!
O festival de Cinema de Berlim, conhecido como Berlinale, é o maior festival do mundo em termos de público. Todos os anos, em fevereiro realiza a Competição Oficial pelo Urso de ouro e prata. Sobre ganhar prêmios Marco diz que só exibir o filme em Berlim já é uma grande conquista.
E para quem pensa que Alma Bandida é sobre violência, não é bem assim. A produção mostra a beleza e a cultura de Cordisburgo ao contar a história de Fael, que quer se casar e construir uma família. O filme foi gravado com meninos locais acompanhados pelo diretor durante seis meses, no projeto Arte e Vocação. (Nos meses anteriores vimos aqui um vídeo produzido no projeto.)
Marco Antonio Pereira (Juninho) ex aluno das Escolas Mestre Candinho e Cláudio Pinheiro de Lima
Processo
Sobre as grandes e recentes conquistas Marco vê tudo apenas como mais um passo na árdua caminhada. “Todo começo exige muito esforço. É como uma plantação, a gente sofre para plantar e sofre para colher. Espero frutos surpreendentes” diz o diretor.
"Alma Bandida" está entre os 22 selecionados para a Berlinale Shorts da 68ª edição do Festival de Berlim, que começa em 15 de fevereiro. As produções, vindas de 18 países diferentes, visam a realidade nos olhos e contribuem ativamente para o discurso sociopolítico atual", disse a curadoria da mostra.
Rafel Iago é o protagonista do filme de Ficção que está na BerlinaleShorts
Mín. 16° Máx. 23°