O abalo sentido pelos moradores de Matozinhos, Capim Branco e Prudente de Moraes, na noite desta terça-feira(05), foi registrado pelo Observatório Sismológico de Brasília e também pelo Centro da USP nesta manhã. A magnitude foi de 2.4 na escala Richter, com o epicentro próximo a Sete Lagoas, mas o primeiro registro foi em Matozinhos.
Apesar de todos terem sentido o pequeno tremor às 21h30, o registro nos dois centros de estudo apontam que o abalo aconteceu às 00h27 desta quarta-feira (06), ocorrendo ainda outros quatro sismos de menos magnitude. Existe a possibilidade de variação de horários e locais.
EXPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES
Há duas semanas, quando ocorreram os primeiros sísmicos na região, o professor George Sand do Observatório de Brasília (UnB) havia informado que a intensidade do tremor é considerada fraca. Ele ainda ressaltou que um sismo desta magnitude não é capaz de provocar rachaduras em residências.’Uma falha Geológica na região gera propensão ao sismo. Pode ser uma falha que se acomodou ou se moveu’, disse.
Para o Gestor Ambiental Procópio Castro, existe a probabilidade dos abalos serem em decorrência de dolinamentos de cavernas que estão vazias.”É engraçado que estes abalos tem ocorrido no período pós-chuva na região próxima a Sete Lagoas. Nossa região teve uma redução mais que normal de chuvas a partir de 2003, tanto que devemos considerar o seguinte: Em Sete Lagoas praticamente toda a água é de captação subterrânea e não há uma reposição suficiente das águas pluviométricas da chuva. O solo cárstico é um verdadeiro queijo suíço de canais e vasos que se comunicantes, ou seja, se tirarmos a água de uma região afetará uma área muito grande. Além disso, o número de poços artesianos é muito grande. No nosso caso, essas falhas são cavernas que provavelmente estavam cheias de água e esvaziaram”, explicou. Ainda segundo Procópio, os abalos podem se repetir em maior ou menor intensidade, se a casa estiver sem estrutura, corre o risco de trincar. É importante destacar que devido essas magnitude serem pequenas, normalmente não causam danos, mas se estiverem muito próximo ao epicentro podem aparecer trincas.
Mín. 14° Máx. 26°