A empresa explicou que esses sistemas operacionais eram dominantes no passado, mas perderam espaço no mercado.
Os donos de smartphones antigos que possuem o WhatApp em seus aparelhos poderão enfrentar grandes problemas para receber aquela felicitação de ano novo de uma pessoa querida. A partir de 1º de janeiro de 2018, a companhia não dará mais suporte aos aparelhos com BlackBerry OS e BlackBerry 10, além do Windows Phone 8.0 ou versões anteriores.
“Apesar desses aparelhos móveis terem sido uma parte importante da nossa história, eles já não oferecem a capacidade necessária para expandirmos as funções do nosso aplicativo no futuro”, explicou a empresa em nota.
Segundo a companhia, os programas instalados continuarão funcionando até que chegue uma nova atualização. “Não haverá mais desenvolvimento para essas plataformas, algumas funções podem parar de funcionar a qualquer momento”, completou.
No início do ano, o WhatsApp encerrou o suporte para Android 2.1 (Eclair) e 2.2 (Froyo), iOS 6, Windows Phone 7 e Nokia Symbian S60. Para 2020, há a perspectiva do Android 2.3.7 e versões anteriores não receberem mais atualizações da companhia. A empresa sugere que os usuários desses aparelhos adquiram telefones com Android 4.0 ou superior, Windows Phone 8.1 ou superior, ou um iPhone com iOS 7 ou superior.
No mesmo comunicado, a empresa explicou que esses sistemas operacionais eram dominantes no passado, mas perderam espaço no mercado. Em 2009, quando o WhatsApp foi lançado, cerca de 70% dos smartphones comercializados tinham BlackBerry ou Nokia. Agora, Android, iOS e Windows Phone estão em 99,5% dos celulares. “Quando olhamos a frente para os nossos próximos sete anos, queremos focar nossos esforços em plataformas móveis que a vasta maioria das pessoas usam”, justificou.
A decisão faz com que a empresa fique livre para criar novas funcionalidades para os smartphones, sem precisar estar presa às versões antigas que obrigavam uma fragmentação desnecessária.
Mín. 18° Máx. 24°